Venceu vai pro lixo, certo?

Dezembro e Janeiro abrem a temporada de caça as coisas que não são úteis ou estão vencidas dentro de casa. Nesta categoria temos um grande vilão para o meio ambiente: Remédios e Cosméticos.

Veja bem, eles não são vilões por serem o que são, mas por não trazerem em suas embalagens informações precisas e alertas sobre o que fazer com eles quando o prazo de uso expirou.

descarte

Além da falta de comunicação da imprensa, a falta de objetividade das embalagens e o tipo de cálculo feito pelos engenheiros com os conteúdos, esses produtos quase sempre sobram; ficam ali guardados pra um uso futuro, mas no final das contas seu destino é o lixo. E ai mora o perigo, porque não se trata de qualquer lixo. Muita gente joga no vaso sanitário ou pega coisas como agulhas e jogam no cesto do lixo doméstico por exemplo.

No caso de perfumes ou maquiagem algumas mães dão os produtos para os filhos brincarem. Mal sabem elas o perigo que se esconde naquele restinho de rimel ou de baton e na contaminação que esses produtos podem produzir na água que consumimos.

Desde 2009, um regulamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possibilita que farmácias e drogarias participem de programas voluntários de coleta de resíduos de medicamentos para descarte pela população. Já os cosméticos tem programas de logística reversa em algumas empresas que funcionam de verdade. infelizmente ainda são poucas mas já é um começo. No entanto é importante saber como proceder nesses casos.

Então vai lá nossa dica com medicamentos:

* Verifique nas farmácias de sua região se existe um programa de descarte,

* Se você tem agulhas ou lancetas usadas no tratamento de diabetes ou outras doenças,  junte-as em um recipiente rígido (garrafa Pet ou lata, por exemplo), lacre-o e leve-o até a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa.

*caixas de papel e bulas são embalagens que não tem contato direto com os medicamentos e podem ser descartados nos coletores seletivo de papel, para a reciclagem. Mas lembre-se de sempre rasgar a bula.

* Embalagens que podem ser recicladas devem ser encaminhadas para tal. Se ainda houver um restinho de conteúdo, este deve ser encaminhado a um posto de Saúde ou a prefeitura. As farmácias não são obrigadas por lei a receber esse descarte.

descarte-de-maquiagem

Já no caso dos cosméticos:

* Produtos líquidos, como xampu e condicionadores, podem ser descartados normalmente nas redes de tratamento de esgoto – ou seja, nos ralos e privadas

* Esmaltes e Removedores merecem atenção especial . O correto nesses casos é verificar com os fabricantes onde descartar o produto. Por se tratar de tintas e solventes podem ser considerados como resíduos perigosos e com alto potencial de contaminação do ambiente. Empresas como a Risque possui politicas de Logística reversa.

* Produtos sólidos ou pastosos, como maquiagens e cremes, podem ser descartados junto com o resíduo doméstico, no lixo orgânico. Esse resíduo será destinado a aterros sanitários, que possuem toda estrutura para evitar a contaminação dos solos, águas subterrâneas e superficiais

No Brasil temos algumas empresas que trabalham bem essa logística reversa como o programa BACK to M.A.C. Onde o programa consiste em devolver à M.A.C seis embalagens plásticas vazias, em troca de um batom da linha fixa da marca. A Lush, marca inglesa que chegou ao Brasil em 2014, já tem toda uma política de embalagens recicladas para seus produtos líquidos e pastosos. E ainda incentiva a devolução, trocando 5 potes vazios por uma máscara fresca. O Boticário conta com pontos de coleta de embalagens espalhados pelas lojas da marca no Brasil. Eles aceitam embalagens de todo o grupo Boticário, que inclui a Quem Disse, Berenice?, Beauty Box e Eudora.

Vale a pena fazer esse descarte de forma correta e não fique usando medicamento vencido só porque venceu mês passado. Os engenheiros de produção pensam no prazo máximo de duração do produto. Passou dele vira veneno. Então descarte corretamente!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s