E a traça roeu…

A idéia de consumir está enraizada em nossas vidas desde o ambiente intra-uterino. São os diversos tipos de ultrassom para pais ansiosos incapazes de esperar 40 semanas para ver a cara do novo herdeiro. Os milhares de chás de bebê, ofertas de roupas que não serão usadas nem a metade, produtos de milhões de tipos, berços para cada ocasião e local da casa, leites especiais, comidas especiais, e por ai vai uma lista gigante só no primeiro ano de vida.

Dái vamos crescer com um borbadeio infinito de imagens e sons que nos dizem que devemos comer melhor, comer o mais gostoso, que merecemos comer, que comer não pode ao menos que seja produto X. E la vamos nós nesse emaranhado de dizeres que no final das contas resume-se a um único ato: Comer. Comemos para nos nutrir o fato e esse. Alguns precisam de x nutrientes outro de y. Ninguem precisa de X Y megaplus para nutrir-se. Então temos mais uma etapa em nossas vidas ditada por alguém que precisa vender seu produto para que possa continuar a girar a roda do capital.

Consumir de forma consciente, passou a ser uma obrigação neste século. Cada vez os cientistas falam do esgotamento dos recursos, do entulhamento do lixo, das doenças criadas pelo uso abusivo de agrotóxicos, de quem muito tem mas que nada significa.

Consumir Menos significar mudar suas relações com o mundo. Relações de vivência e sobrevivência. É olhar para o mundo como um parceiro e não como um escravo que deve atender nossas vontades. Consumir só pelo prazer de dizer eu tenho, eu posso ter, já não faz mais parte da nossa realidade de vida.

images

Pensando nisso o site da AKATU nos trás 12 princípios do consumo consciente:

1. Planeje suas compras. Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos de seu consumo. Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

3. Consuma apenas o necessário .Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

4.Reutilize produtos e embalagens. Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

5.Separe seu lixo Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

6.Use crédito conscientemente Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

7.Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

10. Divulgue o consumo consciente Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

11. Cobre dos políticos Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.

12. Reflita sobre seus valores Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

Portanto consumir para acumular já não cabe mais no século XXI e numa sociedade que precisa sobreviver. Usemos o bom senso e principalmente o item 12 dessa lista antes que as traças comecem a roer mais que as roupas de seu guarda-roupa.

estampas layout

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s